Alvará de Construção Nova ou Antiga / Ampliação / Reforma
O que é: Solicitação de autorização para execução de uma obra.
Documentos necessários:
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
- 02 cópias Projeto Arquitetônico (assinado pelo proprietário e responsável técnico)
- Composto de: Planta baixa, cortes e fachada, de situação, de localização e esgotamento sanitário
- Cópia da ART ou RRT do profissional devidamente habilitado
Obs.: Pode ser renovado por 01 (uma) vez.
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: Consultar código Tributário Municipal.
Prazo: Até 60 dias.
Habite-se ou Ocupe-se
O que é: Certificado de conclusão da obra.
Documentos necessários:
- Copia do Alvará de Construção
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: R$ 21,70 ( Vinte e Um Reais e Setenta Centavos).
Prazo: Até 30 dias.
Certidão De Metragem Com Alinhamento e Limites
O que é: Certidão descrevendo as medidas do terreno encontradas in loco. Não substitui a documentação própria do cartório.
Documentos necessários:
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: R$ 15,00 ( Quinze Reais).
Prazo: Até 15 dias.
Construção de Muro
Solicitação de autorização para execução de muro de divisória.
Documentos necessários:
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: Consultar Código Tributário Municipal.
Prazo: Até 15 dias.
Certidão de Cômodos
O que é: Certidão descrevendo os cômodos do imóvel encontradas in loco. Não substitui a documentação própria do cartório.
Documentos necessários:
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
- Copia do Alvará de Construção
- Copia do Habite-se ou Ocupe-se
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: R$ 15,00 ( Quinze Reais).
Prazo: Até 15 dias.
2ª Via de Alvará de Construção, Habite-se, Ocupe-se
O que é: 2ª via de Alvará de Construção, Habite-se ou Ocupe-se anteriormente emitido.
Documentos necessários:
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: R$ 15,00 ( Quinze Reais).
Prazo: Até 15 dias.
Transferência de Titularidade de Alvará de Construção, Habite-se, Ocupe-se
O que é: Documento em que se transfere a títularidade do Alvará de Construção, Habite-se ou Ocupe-se anteriormente emitido.
Documentos necessários:
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
- Copia Escritura Publica registrada, ou copia Contrato Compra e Venda Registrado (caso não tenha Escritura Publica)
- Original do Alvará de construção, Habite-se ou Ocupe-se
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: R$ 15,00 ( Quinze Reais).
Prazo: Até 15 dias.
Certidão de Ocupe-se (exigido para todos os estabelecimentos comerciais)
O que é: Certidão de liberação de um imóvel para atividades não residenciais (exigido para todos os estabelecimentos comerciais). Não substitui o Habite-se ou Ocupe-se.
Documentos necessários:
- Copia do Alvará de Construção ou Habite-se ou Ocupe-se ou Escritura averbada
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: Expediente de protocolo.
Prazo: Até 10 dias.
Projeto de Combate a Incêndio e Pânico / Laudo de Vistoria
O que é: Define medidas preventivas e fiscalizadoras voltadas a segurança contra incêndios e pânico.
Documentos necessários:
- Memorial descritivo (03 vias)
- Plantas de localização e Situação (03 vias)
- Planta Baixa, Cortes e fachadas em escala compatíveis com o desenho arquitetônico, com destaque para as instalações e equipamentos de segurança (03 vias)
- Cópia da ART ou RRT do profissional devidamente habilitado.
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: Consultar código Tributário Municipal.
Prazo: Até 60 dias.
Renovação do Laudo de Vistoria de Combate a Incêncio e Pânico
O que é: Solicitação de renovação do laudo de vistoria de combate a incêndios e pânico anteriormente emitido.
Documentos necessários:
- Laudo de Vistoria de Combate a Incêndios e Pânico anteriormente emitido.
Obs.: Em caso de mudanças na estutura do imóvel, ou mudança de finalidade, será necessário apresentação de novo projeto de combate a incêndio e pânico.
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: Consultar código Tributário Municipal.
Prazo: Até 10 dias.
Parcelamento do Solo
O que é: Solicitação de autorização para parcelamento do solo em suas formas previstas: desmembramento, desdobro, loteamento, condomínio e remembramento.
Documentos necessários:
- Escritura Pública de Compra e Venda;
- Comprovante de regularidade do IPTU, ou carnê quitado;
- Projeto Completo em 03 (três) vias, a saber:
- Planta de localização;
- Planta de situação;
- Planta de implantação dos lotes, sistema viário, áreas de lazer, áreas verdes;
- Se forem construir imóveis, a planta dos imóveis completa (baixa, cortes e fachada);
- Projeto de terraplanagem, se houver;
- Projeto de esgotamento sanitário;
- Projeto de drenagem.
- Viabilidades necessárias: SAAE, Coelba, Meio Ambiente, DNIT, DERBA, SESEP, SMTT (conforme o caso);
- Responsabilidade técnica.
Ressalvamos que em caso de condomínio fechado, não há a exigencia de áreas institucionais, somente das áreas verdes e de lazer.
Onde solicitar: No protocolo central da Prefeitura através de processo.
Taxa: Consultar código Tributário Municipal.
Prazo: Até 60 dias.
Lista da Legislação Básica
- Lei nº 1.737/2004 – Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo;
- Lei Complementar nº 013/2004 – Código de Obras;
- PDDU;
- DECRETO Nº 16.302 DE 27 DE AGOSTO DE 2015 do Governo do Estado da Bahia – Regulamenta a Lei nº 12.929, de 27 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Segurança contra Incêndio e Pânico e dá outras providências.;